Muitos acreditam que a hipertensão é uma doença que acomete somente o idoso. Lendo engano! A hipertensão pode afetar as crianças e jovens, sim!
A genética é responsável por boa parte dos casos de hipertensão, independentemente da idade. Fatores ambientais, como obesidade, alimentação rica em sódio, consumo exagerado de alimentos industrializados, anti-inflamatórios e bebidas alcoólicas, sedentarismo, podem influenciar e aumentar o risco de desenvolvimento da doença. É preciso estar atento aos hábitos alimentares que seus filhos estejam criando para ao longo da vida.
Uma alimentação rica em legumes, frutas, grãos, arroz, massa e farinhas integrais, e proteínas e pouca ingestão de gorduras, frituras, sal e açucares podem colaborar na prevenção da doença.
É importante saber que com o agravamento da doença três áreas do corpo podem ser afetadas, o sistema cardiovascular (infartos, hipertrofia do coração, neurovascular (AVC – Acidente Vascular Cerebral) e nefrológico (doenças relacionadas ao rim).
A recomendação é antecedência no diagnóstico, acompanhamento médico e principalmente, mudanças no estilo de vida, da alimentação saudável até a prática regular de exercícios físicos.